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Suplementos para hipertrofia muscular

Atualmente existem milhares de suplementos para hipertrofia muscular no mercado, no entanto, a maioria não são os principais responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento muscular que muitos procuram. Por isso, aqui vai uma lista resumida dos principais suplementos para que o seu ganho seja satisfatório e sem riscos.

1 – Proteínas em pó

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Proteínas como whey, caseína e albumina, são de suma importância para hipertrofia, pois conseguem fornecer uma grande quantidade de proteína de maneira que seu organismo absorverá mais rápido e melhor do que se fornecidas através de refeições sólidas.

Não há uma maneira correta de usar, você pode usar tanto depois do treino quanto durante o dia acompanhando uma refeição sólida contendo proteína por exemplo.

Alguns pontos negativos em relação às proteínas em pó, é o custo que elas tem no mercado dependendo da qualidade dela, tornando as refeições sólidas ricas em proteínas uma melhor opção de custo-benefício para o seu pós-treino.

Proteínas em pó não são sinônimos de maiores resultados, são sinônimos de maior comodidade.

2 – Cafeína

A cafeína (um dos principais componentes em 99% dos suplementos pré-treinos) é outra substância testa cientificamente e comprovada que pode melhorar a força, a resistência muscular, desempenho anaeróbica, além de acelerar o metabolismo do seu organismo, ou seja, um excelente pré-treino para quem tem como objetivo a hipertrofia.

Pode ser ingerida através de uma grande xícara de café até 30 minutos antes do treino, através de suplementos específicos para pré-treino (recomendado que siga a orientação no rótulo do produto) ou até mesmo através de capsulas de cafeína, entre 100 a 200mg antes do treino. Estas são as maneiras mais indicadas para o uso da cafeína antes do treino, para que você obtenha um melhor resultado de hipertrofia.

Apesar dos benefícios que a cafeína traz como pré-treino, há também algumas desvantagens. O aumento de força que a cafeína gera no seu organismo é visível desde o primeiro dia. No entanto, com o passar do tempo, o seu corpo tende a se acostumar e cria resistência, fazendo você parar de sentir os efeitos benéficos. E não adianta aumentar a dose – apesar de voltar a sentir os efeitos temporariamente, os colaterais e riscos não valem a pena.

3 – Creatina

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A creatina, uma das proteínas mais estudadas no mundo, é um dos poucos suplementos que prometem aumento de força e hipertrofia muscular e cumprem realmente, mesmo sendo natural e sem efeitos colaterais, tendo sua eficácia comprovada cientificamente.

Para que o rendimento esperado ocorra de maneira correta e sem riscos, é recomendado que se tome no máximo 5 gramas de creatina em qualquer horário do dia. A creatina funcionará através do acúmulo total no organismo e não por ser tomada em horários específicos do dia.

4– Multivitamínico

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A maioria das pessoas consegue suprir a demanda do organismo por vitaminas e minerais através da dieta. Porém, pessoas que realizam intensos treinos físicos, que treinam pesado e exigem muito do organismo, correm um risco maior de defasagem em certos nutrientes,já que o corpo delas será mais desgastado. Ao usar um multivitamínico você garante que todos os processos do organismo estarão em um ótimo funcionamento, garantindo a máxima recuperação, a construção muscular e ainda auxiliando o sistema imunológico.

Para que o seu organismo não sofra com a falta de nutrientes, é ideal tomar a dosagem indicada no produto (cada multivitamínico possui uma diferente) preferencialmente durante uma refeição do seu dia a dia, maximizando a absorção dos nutrientes que seu corpo necessita.

Muitas marcas aqui no Brasil seguem uma indicação inapropriada dos órgãos de saúde para decidir a quantidade necessária de vitaminas e nutrientes você precisa, sendo que os atletas, que treinam e exigem mais do corpo, necessitam muito mais. Portanto, para comprar este suplemento, muitas vezes você terá que desembolsar uma considerável quantia de dinheiro, ou pesquisar em outros países pelo multivitamínico.